Criando senhas com total segurança

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Criando senhas com total segurança

Mensagem  CrazY-GM em Qua 5 Maio - 2:56

O que torna uma senha forte:

Para um hacker, uma senha forte deve parecer uma seqüência aleatória de caracteres. Os seguintes critérios podem ajudar sua senha a se tornar forte:

Use uma senha longa.Cada caractere adicionado à senha aumenta bastante sua proteção. Suas senhas devem ter 8 ou mais caracteres; o ideal é que tenham no mínimo 9 caracteres.
Combine letras, números e símbolos. Quanto maior a variedade de caracteres da senha, mais difícil será adivinhá-la.

Outros aspectos específicos incluem:

•Quanto menos tipos de caracteres houver na senha, mais longa ela deverá ser. Uma senha de 9 caracteres composta somente de letras e números aleatórios é cerca de 33.000 vezes mais forte do que uma senha de 5 caracteres composta de elementos de todo o teclado. Se você não puder criar uma senha que contenha símbolos, deverá torná-la consideravelmente mais longa para obter o mesmo grau de proteção. Uma senha ideal combina tamanho e tipos diferentes de símbolos.

•Use todo o teclado, e não apenas os caracteres mais comuns. Os símbolos digitados com a tecla "Shift" pressionada enquanto o número é digitado são muito comuns em senhas. Sua senha será muito mais forte se você escolher entre todos os símbolos do teclado, incluindo sinais de pontuação que não estejam na linha superior do teclado e quaisquer símbolos exclusivos de seu idioma.
Use palavras e frases que você possa lembrar com facilidade, mas que outras pessoas tenham dificuldade de adivinhar. A forma mais fácil de lembrar suas senhas e frases secretas e anotá-las. Ao contrário do que se supõe, não há nada errado em anotar as senhas, mas elas devem ser protegidas adequadamente para continuarem eficazes e seguras.

Crie uma senha forte e fácil de lembrar em 6 passos

Siga estes passos para criar uma senha forte:


1.Pense em uma frase que você possa lembrar facilmente. Ela será a base de sua senha forte ou frase secreta. Use uma frase fácil de memorizar, como "Meu filho Carlos tem três anos."

2.Verifique se o computador ou sistema online aceita a frase secreta diretamente. Se você puder usar a frase secreta (com espaços entre os caracteres) em seu computador ou sistema online, faça isso.

3.Se o computador ou sistema online não aceitar frases secretas, converta-a em uma senha. Pegue a primeira letra de cada palavra da frase e crie uma nova palavra sem sentido. Usando o exemplo acima, você teria: "mfctta".

4.Aumente a complexidade misturando letras maiúsculas e minúsculas e números. Também é útil trocar algumas letras ou usar erros de digitação. Por exemplo, na frase secreta acima, você digitar o nome Carlos incorretamente ou substituir a palavra "três" pelo número 3. Existem várias substituições possíveis e, quanto maior a frase, mais complexa será a senha. Sua frase secreta pode se tornar "Meu FilhO CarLos tem 3 aNos." Se o computador ou sistema online não aceitar frases secretas, use a mesma técnica em uma senha mais curta. Assim, você pode ter uma senha como "MfCt3a".

5.Finalmente, use alguns caracteres especiais. Você pode usar símbolos que pareçam letras, combinar palavras (remova espaços) e outras formas de tornar a senha mais complexa. Usando esses truques, nós criamos a frase secreta "MeuFilhO KrlOs t&m 3 @no$" ou uma senha (usando a primeira letra de cada palavra) "MFKt3@".


Estratégias de senha a evitar
Alguns métodos comuns usados para criar senhas são fáceis de adivinhar por criminosos. Para evitar senhas fracas e fáceis de adivinhar:

•Evite seqüências ou caracteres repetidos. "12345678," "222222," "abcdefg" ou letras adjacentes no teclado não ajudam a proteger senhas.

•Evite usar somente substitutos semelhantes de números ou símbolos. Criminosos e outros usuários mal-intencionados que conheçam o suficiente para tentar violar sua senha não serão enganados por substituições semelhantes comuns, como '1' no lugar de 'i' ou '@' no lugar de 'a', como em "M1cr0$0ft" ou "Senh@". Entretanto, essas substituições podem ser eficazes quando combinadas com outras medidas, como o tamanho, digitação incorreta ou variações de maiúsculas e minúsculas, para aumentar a força da senha.

•Evite usar seu nome de login. Qualquer parte de seu nome, aniversário, número de previdência ou informações semelhantes sobre familiares são más escolhas de senha. Essas são as primeiras informações testadas pelos hackers.

•Evite palavras dicionarizadas em qualquer idioma. Os hackers usam ferramentas sofisticadas que podem adivinhar senhas rapidamente, com base em palavras de vários dicionários, incluindo palavras escritas de trás para frente, erros de digitação comuns e substituições.

•Use mais de uma senha em todos os locais. Se um dos computadores ou sistemas online que utilizam a senha forem comprometidos, todas as suas informações protegidas pela senha deverão ser consideradas como comprometidas também. É fundamental usar senhas diferentes para sistemas diferentes.

•Evite usar armazenamento online. Se usuários mal-intencionados descobrirem as senhas armazenadas online ou em um computador em rede, eles terão acesso a todas as suas informações.
A opção "senha em branco"
Uma senha em branco (nenhuma senha) em sua conta é mais segura do que uma senha fraca, como "1234". Os hackers podem adivinhar facilmente uma senha simplista, mas em computadores com Windows XP, uma conta sem senha não pode ser acessada remotamente por meio de uma rede ou da Internet. Você pode preferir usar uma senha em branco em sua conta do computador se estes critérios forem atendidos:

•Você tem apenas um computador ou vários computadores, mas não precisa acessar as informações de um deles a partir do outro

•O computador está fisicamente protegido (você confia em todos que têm acesso físico ao computador)
Nem sempre usar uma senha em branco é uma boa idéia. Por exemplo, um laptop que você carregue provavelmente não é fisicamente seguro, assim ele deve ter uma senha.
Como acessar e alterar suas senhas
Contas online
Os sites da Web possuem várias diretivas que regulam o modo como você pode acessar sua conta e alterar sua senha. Procure por um link (como "minha conta") em algum lugar na página inicial do site que leva para uma área especial que permite o gerenciamento de senha e conta.

•Não as revele a outras pessoas. Mantenha suas senhas protegidas de amigos e familiares (especialmente crianças) que poderiam divulgá-las a outras pessoas menos confiáveis. As senhas que você precisa compartilhar, como a senha de uma conta conjunta online, são as únicas exceções.

•Proteja quaisquer senhas registradas. Tenha cuidado ao armazenar as senhas registradas ou anotadas. Não deixe os registros das senhas em qualquer local onde não deixaria as informações que elas protegem.

•Nunca forneça sua senha por email ou ao receber um pedido por email. Qualquer email que peça sua senha ou que peça que você visite um site para verificar a senha provavelmente é uma fraude. Isso inclui solicitações de uma empresa ou indivíduo confiável. O email pode ser interceptado na transmissão, e um email que peça informações pode não vir do remetente alegado. Os esquemas de "phishing" da Internet usam mensagens de email fraudulentas para induzi-lo a revelar seus nomes de usuário e senhas, roubar sua identidade e muito mais. Saiba mais sobre esquemas de phishing e como lidar com a fraude online.

•Altere suas senhas regularmente. Isso pode ajudar a manter desinformados os hackers e outros usuários mal-intencionados. A força de sua senha ajudará a mantê-la útil por mais tempo. Uma senha menor do que 8 caracteres só deve ser considerada útil por cerca de uma semana, enquanto que uma senha de 14 caracteres ou mais pode ser útil por vários anos.

Uma senha ideal para manter sua segurança tem como misturas de letras e números como dito anteriormente;

Exemplo: ktr4192hpo

E lembre-se ADM's e Gm's nunca pendem sua senha.
avatar
CrazY-GM
Admin
Admin

Mensagens : 20
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 20
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário http://www.mu.jovemhitz.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum